quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Revoluções, Charges e Camisetas

Clique para ampliar.

Segue abaixo texto retirado dos comentários do site Melhoresdomundo.net (www.melhoresdomundo.net), onde uma grande discussão se formou por um dos responsáveis pelo site (Mallandrox) ter postado sobre um manhwa sobre a vida de Che Guevara e ter dito algo sobre jovens com camiseta do Che serem revolucionários de butique, mesmo o John Lennon pacifista (mas que vira e meche ando com minha camiseta do Che) se ofendeu com o comentário, porém ele me serviu para conhecer a visão de mundo de um nerd que se auto-nomeia Ares, leiam com atenção e tirem alguns ensinamentos das palavras de Ares.

_________________________________________


Palma, palma, não priemos cânico!!

Não vamos nos exaltar...

Premero: não sou marxista, mas convivo com um monte deles (faço ciências sociais). Para ser sincero (e dar a cara a bater), acho a visão de mundo do Marx paranóica e ingênua (viva Weber!). Mas ainda assim, tenho vários amigos marxistas, pois acho que posicionamento político não impede de pessoas com afinidades de se relacionarem.

Segundo: O Malla não criticou exatamente o socialismo, e sim a maior parte dos babacas metidos a socialista que nem leram Marx ou sabem direito quem foi Che (e que são capitalistas, geralmente...). Tomara que a HQ faça pelo menos esses otários conhecerem melhor à pessoa que cultuam...

Terceiro: A culpa da camisa do Che se espalhar como praga não é culpa da "indústria cultural" (termo cunhado pelo cocôzento do adorno - eu odeio ele). A indústria produz aquilo que tem maior potencial de venda (independente do que...). Se camisetas do Che podem vender bem, é lógico que ela vai se dedicar a produzir um monte delas... Em suma, a culpa da camiseta banalizada não é da "indústria cultural" (e nem da têxtil... hehe), e sim dos panacas revolucionários de butique!

Quarto: o conceito de revolução marxista (o "puro") só tinha relevância no séc. XIX (e nos anos 60 do séc. XX). Depois ficou claro como é impossível consertar o mundo apenas mudando "a ordem das classes". O mundo é bem mais complicado do que o senhor Marx pregava...

Quinto: quer mudar o mundo? Comece arrumando VOCÊ, depois o SEU QUARTO, depois melhorando a vida das PESSOAS AO SEU REDOR, depois, quem sabe, melhore SUA REGIÃO...
Um ótimo exemplo disso é o manga "Samurai X"... É perfeito como metáfora disso. Kenshin era um otário que acreditou que se ajudasse em uma revolução (que envolveu muitas mortes) consertaria o mundo em que vivia... Só que depois que isso ocorreu, viu que só mudou o tirano que mandava, mas não mudou os problemas. Ai, Kenshin chegou à conclusão que tudo o que fez foi causar sofrimento com sua espada. Chegou à conclusão que matar é atroz em qualquer circunstância. Assim, ao invés de se instalar no governo (e mamar nele), Kenshin decidiu ser um verdadeiro homem, e humildemente passou a defender as pessoas a sua volta da tirania (sem nunca matar de novo). Façam como Kenshin: façam diferença nas pessoas a sua volta!

_________________________________________

Parabéns pelo texto Ares, é claro que discordo em muita coisas, mas realmente é muito interessante, agora se quiser a retirada dele do blog apenas entre em contato comigo.

"Minha loucura é uma procura" -J.L. Lindemann

Nenhum comentário:

Postar um comentário