terça-feira, 21 de outubro de 2008

Estudo sobre o Punk Rock

Reza a lenda que até 1974 você precisava ser bom para ter músicas de sucesso, então surgiram os Ramones...
O apogeu do rock e a idéia do “Faça você mesmo” fez jovens que mal conheciam os acordes Sol, Dó e Ré aventurarem-se em composições próprias... Simples mas que transmitiam exatamente o que eles queriam passar: Toda a fúria e energia de sua revolução.
As principais notas da escala de Sol são “Dó” (Quarta/Subdominante) e Ré (Quinta/Dominante), outra nota bastante usada é Lá menor, uma nota neutra, pois esta presente tanto em Sol maior quanto Sol menor.
Notas eventualmente usadas são Si menor (a terça maior de Sol, dando a ele uma característica maior) e Mi menor (relativa menor de Sol, também serve para caracterizar o Sol como maior).
Subdominante Dó, o inicio da dúvida, Ré dominante, a pergunta sendo feita - a dúvida inquietante, Tônica Sol, a resposta feliz, ou Relativa Menor Mi, a sensação de tristeza...
Sentimentos diretos!
Dominar poucas notas implica em dominar as principais notas das escalas (de quebra incluímos aqui os solos em pentatonica), principais notas ligadas mais diretamente ao sentimento que a escala quer passar, por isso podemos dizer que o punk rock esta ligado aos nossos instintos e emoções mais primitivas, nisso incluímos a velocidade, o ritmo controlando a batida de nosso coração.
O ritmo ditando nossa adrenalina, a letra trabalhando nosso consciente e a harmonia agindo direto sobre nosso inconsciente...
Obrigado Ramones.

2 comentários:

  1. Gosto do teu jeito de falar das coisas ^^

    ResponderExcluir
  2. Um dia faço "Um estudo sobre o John"

    ResponderExcluir