quinta-feira, 26 de maio de 2011

GNOTHI SEAUTON

Este não é o momento certo...

...para tratar de um assunto com tal importância.

Estou virado de uma noite na boate do DCE da UFSM onde abusei de álcool...

(...).

Venho aqui tratar de um assunto especifico chamado Lógica.

A Lógica é a raiz de todos os problemas. Já que sem a Lógica todos saberiam de tudo sobre qualquer coisa ou poder-se-ia concluir qualquer coisa a partir de qualquer enunciado.

Mas os problemas existem e a Lógica existe. Qualquer argumento que prove que a Lógica não existe será um argumento lógico e sua própria estrutura contrariará sua conclusão.

Todos avaliam o mundo de acordo com sua própria Lógica, então é fácil concluir que para as pessoas mais lógicas, o exercício de conversar com uma pessoa pouco lógica será enfadonho, assim como o contrario também é correto.

É fácil associar a inteligência ao raciocínio lógico, mas qual a relação da inteligência com a sabedoria?

Não necessariamente a pessoa mais inteligente será também a mais sabia, mas é sábio concluir que se duas pessoas se focarem nos mesmos problemas por meio de métodos semelhantes, aquela mais lógica acabará se tornando a mais sabia neste dado contexto?

Não tenho tanta certeza, por vezes acho que a sabedoria esta em ter domínio de um terceiro valor lógico, entender melhor o paradoxal, o aleatório, o indeterminado, o contingente, o acaso... Escolher o caminho do meio e negar os extremos.

A Lógica como ramo do conhecimento humano é muito evoluída, o suficiente para tratar de todos os problemas que a ela compreendem.

Proponho agora uma nova forma de lógica, não mais uma Intelligentia lógos, mas sim uma Sofia lógos, que parte do principio de aceitar a priori a existência de um terceiro valor lógico.

A evolução do estudo desta nova Lógica irá diretamente contra o principio da identidade aristotélico, mas a favor de recentes estudos de físicos teóricos.

Já que a antiga Lógica é a raiz de todos os problemas, esta nova vem com o objetivo de elucidar todos os problemas em aberto...

...ou tudo isso é uma tremenda bobagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário