domingo, 21 de agosto de 2011

E se tivéssemos mais um sentido?

Tato, audição, visão, olfato, paladar... Eis nossa forma de acesso direto ao mundo.

Cinco sentidos que todos nós conhecemos... Quase todos.

Já se questionou como um cego de nascença imagina as cores?

Agora imagine se não possuíssemos a audição... Nenhum animal em todo o nosso planeta possuísse audição. Provável que desenvolveríamos a linguagem de sinais, mas como saberíamos que as coisas emitem sons?

Quando você bate seus dedos no teclado e ouve o som provocado pela sua ação logo estabelece uma relação de causa e efeito... Mas se todos fossem surdos simplesmente não nos questionaríamos quanto a isso.

Em um conto de Alan Moore uma membra da tropa dos Lanterna Verde vai até um ponto tão distante do universo que simplesmente não chega nenhuma forma de luz. Ela encontra vida inteligente e obvio que em tais condições os seres que ali se desenvolveram sequer possuem olhos. O seu anel possui a capacidade de traduzir qualquer idioma, mas tem uma palavra impossível de traduzir do Inglês-Galáctico-da-DC-Comics para a língua daquele ser: A palavra Verde.

Da mesma forma no exemplo anterior a palavra “Som” não existiria em nosso sistema de linguagem de sinais. Tudo que atribuímos som, inclusive a música, simplesmente não existiria nessa realidade alternativa.

E se tivéssemos mais um sentido?

Não estou falando de um sexto sentido ligado a misticismo, como “ver espíritos” –pois na verdade não seria um sexto sentido, mas sim uma distorção ou “aumento de potência” no sentido da visão.

Refiro-me a um verdadeiro sexto sentido, uma sexta forma de acesso ao mundo que sequer possamos imaginar. Tão diferente de todas as outras quanto cada sentido é diferente entre si.

Talvez seja essa forma de captar a realidade que ainda nos falta, talvez por meio dela possamos perceber que Tempo e Consciência são apenas ilusões? Talvez por meio da tecnologia possamos simular este sexto ou quantos mais foram possíveis? Ou não.


-esboço inicial, ainda passará por revisão-


Um comentário:

  1. John, fiquei feliz ao abrir este site e saber que ele ainda funciona... é realmente muito bom ter um lugarzinho para depositar nossas loucuras...

    um abraço
    Jade

    ResponderExcluir